MARX ENGELS KROPOTKIN
E
URBANISMO
UNIFRAN
DISCIPLINA:URBANISMO
PROFESSORAS: CECÍLIA E CONSUELO
ALUNOS(AS): CAMILA MAMBRINI RUIZ JULIO
ELIEZER FREITAS
DANILO HENRIQUE
CORRENTE URBANÍSTICA:
PRÉ URBANISMO
SEM MODELO-
MARX, ENGELS, KROPOTKIN
KARL MARX
(1818-1883)
Intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador,teórico, político e jornalista.
Juntamente com Engels, fundou a Teoria
Marxista ou também chamado de Socialismo
Científico, que é uma crítica radical das sociedades capitalistas.
Sofreu influências do Socialismo Utópico.
O capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.
As classes sociais surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.
Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. Com a Revolução, desapareceria a burguesia e instalar-se-ia, trasitoriamente, uma ditadura do proletariado até que se realizem as condições de uma forma de organização social comunista.
Juntamente com Engels, criou o livro: “ O
Manifesto do Partido Comunista”.
“A historia da humanidade é a historia da luta de classes”
(O Manifesto do Partido Comunista)
Segundo Engels:
“Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar.