Estudo De Caso Casa De Oficina Gabarito
PROBLEMAS:
1. AFALTA DE MATÉRIA-PRIMA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO
Com a falta de matéria-prima os operários passavam para outro projeto deixando o anterior inacabado e a espera de novos materiais e, com isso, gerava demora na entrega ao cliente.
2. OPERÁRIOS EXECUTAVAM TAREFAS DIFERENCIADAS E ESPECIALIZADAS SEM NENHUM PREPARO
Em virtude da produção ser seguida conforme a exigência de cada cliente e a sua necessidade, sendo assim, uma produção não padrão, os operários eram obrigados a trabalhar em diversas áreas e sem receber um mínimo de treinamento. Isso faz com que a produção seja lenta.
3. OPERÁRIOS COM AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DO TRABALHO
Os operários tinham autonomia e eram responsáveis pelo seu próprio trabalho e, com isso apresentavamum alto índice de ineficiência atrapalhando a produção.
4. ALTA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS SEM EXPERIÊNCIA
A contratação de muitos funcionários, em pouco tempo e sem experiência, poderia colocar toda a produção a perder, devido o tempo que os operários mais experientes teriam que gastar para ensiná-los as tarefas e o manuseio dos equipamentos.
5. DIFÍCIL ACESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE OPERÁRIOS E DIRETORES
Sem uma proximidade de relacionamento entre os funcionários e os chefes, mesmo que profissionalmente, sem a comunicação, pode acarretar problemas com o desempenho da produtividade pois, os funcionários são capazes de chamar a atenção dos chefes através de manifestos em geral.
SOLUÇÕES E ARGUMENTAÇÕES:
1. CRIAÇÃO DE UM ESTOQUE DE RECURSOS PARA QUE QUALQUER FALTA DE MATERIAL, O ESTOQUE SUPRA A NECESSIDADE IMPEDINDO A INTERRUPÇÃO DA PRODUÇÃO.
Os operários da Alfa S.A. durante sua execução de trabalho, por vezes, era obrigado a mudar de projeto devido à falta de material para concluí-lo e, com isso, sem dúvida, ocorria um acúmulo de serviço.
Com a criação de um estoquede recursos, sendo ele, contendo em sua maioria de materiais mais utilizados nas fabricações de tanques e caldeiras de aço, impediria que