Marx Durkheim
Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”
Autorizada a funcionar por intermédio da Portaria Ministerial no 2.246 de 19/12/1997
ESTUDO DIRIGIDO 2ª UNIDADE
Professor: GILBERTO DE MOURA SANTOS
Considere as questões abaixo e as enfrente com base nas discussões travadas em sala de aula e nos textos sugeridos em nosso curso:
QUESTÕES:
1) Karl Marx entendia que o aparato jurídico-político (aliás, a superestrutura como um todo) é um reflexo das condições de produção da vida material, da estrutura econômica, explique:
2) O que é alienação, segundo Marx? Quais as suas causas e consequências? Em que sentidos o conceito ainda se revela pertinente?
3) Para Marx, as contradições do capitalismo o levarão a sua superação. Aborde a concepção do autor:
4) A sociologia é uma ciência autônoma, uma vez que possui objeto próprio de análise. Para Durkheim, qual é o objeto (de estudo) da sociologia? Aborde também suas características:
5) Consciência coletiva, fato social, fato moral, todos estes conceitos relacionam-se a uma “coisa” que, segundo Durkheim, está “acima de nós”, dos indivíduos. Explique por que tendemos a seguir estas “forças, sociais”:
6) O que é anomia (social)? Por que a sociedade moderna estaria sofrendo deste mal?
7) Na concepção de Durkheim, em que sentido o individualismo substituiria a religião?
8) Para Weber, o que é ação social? Ilustre com um exemplo hipotético:
9) Diferencie sentido de motivo da ação social, mas apresente também um exemplo alusivo:
10) Explique os tipos de ação social a partir de exemplos:
11) Para Max Weber, o monopólio da força física legítima é condição necessária para a imposição da obediência, mas não suficiente. Explique a concepção do autor através dos três tipos puros de dominação:
12) Para Weber, passamos por um processo de racionalização, de desencantamento do mundo inexorável. Explique a concepção do autor: