Durkheim e Marx
NOTÍCIA 1:
Adolescente que morreu ao tentar deter homem-bomba vira herói no Paquistão
Do UOL, em São Paulo
09/01/2014 18h28
Aitzaz Hasan, o adolescente de 15 anos que morreu tentando deter um homem-bomba em uma escola no Paquistão, é saudado agora como herói no país.
Na última segunda-feira (6), o jovem, que estava do lado de fora da escola porque havia chegado atrasado, abordou o homem-bomba enquanto ele tentava entrar no colégio, que fica na cidade de Hangu, no noroeste do Paquistão.
Dois colegas que estavam com o jovem fugiram do local após avistarem a bomba, mas Aitzaz agarrou o homem. Incapaz de impedi-lo de detonar sua bomba, o adolescente morreu depois no hospital devido aos ferimentos causados pela explosão.
Aitzaz agora é elogiado por salvar a vida de cerca de 2.000 estudantes que estavam na escola naquele momento. "Meu filho fez a mãe dele chorar, mas livrou centenas de mães de chorar a morte de seus filhos", disse o pai do garoto, Mujahid Ali Bangash.
Bangash trabalha nos Emirados Árabes Unidos e só pôde chegar à aldeia de Ibrahimzai, localizada em uma área de Hangu dominada por muçulmanos xiitas, um dia após o funeral de seu filho. "Há um punhado de pessoas no mundo que são mártires, e eu sou agora um daqueles pais orgulhosos cujo filho está entre eles", disse à agência de notícias AFP.
"Muitas pessoas estão vindo me ver, mas, se elas tentam me dar pêsames, digo-lhes para me felicitar por me tornar o pai de um mártir", afirmou. "Eu serei ainda mais feliz se o meu segundo filho também sacrificar a sua vida pelo país", concluiu.
Sherry Rehman, ex-embaixador do Paquistão nos Estados Unidos, escreveu no Twitter: "O mártir de Hangu Aitzaz Hasan é o orgulho do Paquistão. Deem a ele ao menos uma medalha".
Nas redes sociais, Aitzaz foi abraçado como herói nacional por lutar em um momento em que a maioria dos políticos está desesperada em busca de uma solução negociada com