martinho lutero
Martinho Lutero
A Idade Média termina com Lutero, iniciando com ele importante fase do mundo moderno. A posição de Lutero em relação aos filósofos é totalmente negativa, para ele a filosofia é vã sofisticação. Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico. Foi responsável pela organização de muitas comunidades evangélicas e, durante este período, percebeu que seus ensinamentos conduziam a divisão. Os elementos básicos da teologia de Lutero.
Elementos doutrinários básicos de Lutero são basicamente 3:
1- a doutrina da justificação radical do homem unicamente pela Fé;
2- a doutrina da infalibilidade da Escritura, considerada como a única fonte de verdade;
3- a doutrina do sacerdócio universal e a decorrente doutrina do livre-exame das Escrituras.
A doutrina tradicional da Igreja era e é de que o homem se salva pela fé e pelas obras. Ou seja, as obras são indispensáveis.
Lutero contestou energicamente o valor das obras.
Durante muito tempo, Lutero sentiu-se profundamente frustrado e incapaz de merecer a salvação através de suas próprias obras, que lhe pareciam sempre inadequadas, e consequentemente, a angustia diante da problemáticidade da salvação eterna o atormentou incessantemente. A solução que adotou, afirmando que basta a fé para salvar-se, libertou-o completa e radicalmente a angustia.
CONCUPISCÊNCIA: Termo que Lutero designa tudo que é ligado ao egoísmo, ao amor a si próprio. Sendo assim a salvação do homem não pode deixar de depender do amor divino, que é dom absolutamente gratuito. A fé consiste em compreender isso e em entregar-se totalmente ao amor de Deus. é precisamente como ato de total confiança em Deus que a fé nos transforma e regenera.
Conotações pessimistas e irracionalistas do pensamento de Lutero.
Os componentes pessimistas e irracionalistas do pensamento de Lutero estão evidentes em todas as suas obras, mas de modo especial em O servo