Marteking
Qualidade
Existem várias definições de qualidade. Uma das mais utilizadas é de que qualidade corresponde às características dos produtos: quanto melhores as características do produto, mais alta é sua qualidade. Ela também pode ser entendida como ausência de defeitos: aos olhos dos clientes, quanto menos defeitos, melhor a qualidade. Em uma definição mais geral, é "a adequação ao uso". Um produto ou serviço que serviu ao uso proposto é considerado de qualidade.
Controle Estatístico da Qualidade (CEQ)
Surgiu no começo do século XX, ligado à área de controle de qualidade, inspeção da produção e prevenção de defeitos. Refere-se à aplicação estatística na qualidade, com a utilização das cartas de controle estatístico e de técnicas de amostragem, o que tornou possível prever quando e como um processo de produção sairia do controle, diagnosticando a ocorrência de defeitos aleatórios ou sistemáticos.
Rastreabilidade
Utilizada em controle de qualidade, é a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias por meio da impressão de números de identificação.
Qualidade total
A gestão da qualidade total, conhecida como TQM (Total Quality Management) e também citada como GQT (Gestão de Qualidade Total) ou TQC(Total Quality Control), foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980 e se baseia nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, e, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.
Ferramenta 5S
É uma ferramenta ou um processo educacional que visa a organizar o ambiente de trabalho. O 5S pode ser aplicado a todos os níveis hierárquicos de forma rápida e prática, provocando