Marte
Há astros luminosos como o Sol, que são as estrelas e astros iluminados como a Terra que são os planetas.
O Sol é a estrela que está no centro do sistema solar, em volta do qual giram oito planetas.
Marte é um dos planetas do sistema solar e vem logo a seguir à Terra, é o quarto na ordem das distâncias ao Sol.
Sistema solar
No desenvolvimento deste trabalho irei aprofundar os meus conhecimentos sobre este Planeta, pois é de todos, aquele que mais me atrai.
Marte, tal como a Terra, é um planeta rochoso de cor avermelhada.
Superfície de Marte
Durante muito tempo, acreditou-se que Marte, o planeta vermelho, era habitado por seres extraterrestre, os «marcianos», que tinham construído uma extensa rede de «canais» na superfície do planeta. Acabou por se provar que os canais não existiam e que não havia vida em Marte. Contudo, o interesse que o planeta desperta não diminuiu, e provavelmente será o corpo seguinte do Sistema Solar a ser visitado pelos astronautas, depois da Lua. A exploração de Marte foi levada a cabo por sondas interplanetárias. As mais famosas foram, sem dúvida, as Viking, que no ano de 1976 pousaram na sua superfície. Mais recentemente o robô Curiosity (Curiosidade, em português), uma espécie de jipe com seis rodas, da Nasa, pousou em Marte e enviou várias imagens do solo marciano.
Robô Curiosity
Existem indícios de que, no passado, o planeta se parecia bastante com a Terra e havia correntes de água na superfície. Na atualidade, apenas existe água sob a forma de gelo nas calotas polares. Marte tem estações parecidas com as da Terra, e as calotes variam ao longo do ano. No hemisfério em que é Verão, a extensão de gelo é mais reduzida que no outro hemisfério. A situação inverte-se ao fim de meio ano marciano. Marte tem uma atmosfera muito ténue, formada por dióxido de carbono. As temperaturas