Globalização Macroeconomia
Resumo
Existe uma tendência de longo prazo para o aumento da globalização. Países e empresas aumentaram sua participação no nível relativo de envolvimento global. A globalização tem um forte impacto sobre os países e sobre a economia global. Isso significa que os países que têm grandes mercados domésticos, como o Brasil, China, Índia e Estados Unidos, participam de forma ativa do mercado mundial. Em outra dimensão países menores dependem fortemente das exportações e do comércio mundial mudando a estrutura das principais economias emergentes cada vez mais integradas. A globalização na atualidade abrange uma economia mais aberta e interdependente e tem muitas consequências sobre a atividade econômica, as transformações na produção, comercialização e financeiras são cada vez mais rápidas. Elas ocorrem de maneira mais intensa nos países desenvolvidos, e geram a necessidade dos países em desenvolvimento procurarem caminhos para não perderem as possibilidades de crescimento e desenvolvimento de suas economias.
A Globalização e o papel dos Estados Nacionais
Globalização
Nos dias atuais os países que acreditam no livre comércio buscam uma economia mais aberta e eficiente em termos de negócios internacionais. As principais consequências na atividade econômica estão relacionadas às rápidas transformações no sistema de produção, comercialização e fluxos financeiros mais intensos.
O processo de abertura e internacionalização ocorre de forma mais intensa em países desenvolvidos e recentemente em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Na prática os governos buscam caminhos para não perder o controle de autonomia e também tentam encontrar formas de garantir o crescimento e desenvolvimento de sua economia. Essa busca por uma melhor situação nacional e internacional gera a necessidade de criação de um trabalho em grupo em que os países buscam a formação de alianças e blocos que suportam melhor as variações