Marshall sahlins - cultura na prática
O objetivo geral é contribuir para uma explicação cultural da produção, explorando as propriedades dos objetos e suas combinações significativas.
Numa correspondência entre contrastes materiais e sociais, a produção é a reprodução da cultura num sistema de objetos.
Como exemplo, o sistema norte-americano de vestuário.
O sistema de vestuário norte-americano é um mapa do universo cultural, pois corresponde a um esquema muito complexo de categorias culturais e de relações entre elas.
Para entender este sistema, deve-se usar um conjunto de regras para declinar e combinar as classes da forma-vestimenta, de modo a formular as categorias culturais.
O vestuário pode ter diversos significados. Um traje completo forma uma afirmação a partir da combinação de peças que se contrasta com outros trajes completos.
Há também um significado por partes. * Uma calça feminina, que seu valor se opõe ao de uma saia ou de uma calça masculina. Mas também se contrasta com as próprias calças femininas na cor, na estampa, no tecido.
A maioria das pessoas usa um “signo”, mesmo sem saber o que ele está dizendo. * Um rapaz que vai a uma entrevista de emprego vestindo um terno escuro, uma camisa branca e uma gravata. Este vestuário é um símbolo de autoridade.
Como alguns significados sociais se relacionam com contrastes físicos do objeto.
É o mesmo princípio do pensamento totêmico: as diferenças concretas entre objetos de uma mesma classe, que correspondem a distinções da ordem social. * Como o macacão e o colarinho branco que correspondem a uma diferença entre o trabalho manual e o trabalho burocrático. * Como a luminosidade da cor diferencia a roupa de outono da roupa de primavera.
Por esses meios, os objetos manufaturados conseguem abarcar toda a ordem cultural da sociedade que eles vestem e abordam.
Explicação cultural da produção: explorando as propriedades dos objetos e suas combinações significativas.
Através de várias