Marshal
Este trabalho procura apresentar os principais acontecimentos e fatos do contexto histórico, social e intelectual de Alfred Marshall.
Contexto Histórico
O século XIX começou com uma crescente inluências das ideias do liberalismo clássico e dos efeitos da Revolução Industrial. Organização das economias de grandes países se consolidou tendo como pondo de partida os princípios consagrados por aquela corrente de pensamento: propriedade privada dos meios de produção, livre iniciativa empresarial, busca incessante do lucro, mercado e sistema de preços como principais orientadores das decisões dos agentes econômicos, o Estado deveria reduzir cada vez mais sua presença na economia (fim da visão mercantilista).
Os países que iniciaram o processo de industrialização foram aumentando o volume de produção, aumentando a oferta de bens e serviços para suas populações. Os Estados Unidos da América (um dos únicos, se não único, pais das Américas que iniciou sua industrialização pouco tempo depois dos pioneiros Europeus), que a população, imigrantes europeus já demonstrava um espírito empreendedor, o que permitiu que em algumas regiões do norte e do leste a industrialização.
Contudo, diferente da imagem de Adam Smith, a Revolução Industrial não conduziu ao paraíso. Mais de meio século de Revolução Industrial e observava-se que com a urbanização desordenada que ocorreu em volta dos centros industriais emergentes, os trabalhadores passaram a viver apinhados em sua vizinhança, em favelas ou cortiços. As fábricas cada vez maiores, população vivia em meio ao vício, ao crime, as