Marshal mcluhan
Biografia
Herbert Marshall McLuhan nasceu em 21 de julho de 1911 em Edmonton, Alberta (no Canadá). O pai um corretor de seguros, e a mãe Elsie Hall McLuhan era mulher cosmopolita, culta, oriunda do Leste, das Províncias Marítimas, de ascendência inglesa, bem-educada e declamadora por formação, uma figura conhecida nos círculos que viajavam pelo Canadá fazendo leituras dramáticas. Apesar de sua constante ausência, era ela quem dirigia a família e quem orientou Marshall e seu irmão caçula, Maurice (que se tornou ministro presbiteriano) para carreiras intelectuais. Em 1920, quando McLuhan tinha nove anos, a família mudou-se de Edmonton para Winnipeg e foi ali que ele cursou o colegial e faculdade, formando-se pela Universidade de Manitoba, obtendo o bacharelado em 1932 e o mestrado em Literatura Inglesa em 1934. Estimulado pela mãe, solicitou e obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Começou por estudar Engenharia, na Universidade de Manitoba, em 1932, mas acabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna, em 1934.
Ensinou na Universidade de Wisconsin, entre 1936 e 1937. Fez o mestrado em Cambridge, em 1939, e doutorou-se em filosofia, em 1943, com uma tese sobre o autor satírico inglês Thomas Nashe.
Entre 1944 e 1946, foi professor de literatura na Universidade de Assumption, Wisconsin e Saint Louis, nos Estados Unidos, e na Universidade de Toronto, entre 1946 e 1979. Das cerca de 15 obras que publicou, fazem parte livros como The Medium is the Message: An Inventory of Effects (O Meio é a Mensagem,1967) e War and Peace in the Global Village (Guerra e paz na Aldeia Global,1968).
As ideias
McLuhan introduz as expressões o impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.
Teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos