marmore
Concurso Falcão Bauer
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORES E
GRANITOS PARA PRODUÇÃO DE LAJOTAS
1 Introdução
Sendo o concreto um material largamente utilizado nos mais diferentes fins dentro das áreas da arquitetura e engenharia, se torna de vital importância o conhecimento sobre suas propriedades, a fim de se buscar novas técnicas e tecnologias de produção, controle e uso de estruturas de concreto.
Calmon et al.(2005), ao citarem publicação de Mehta (1999)1, consideram não ser estranho o fato da indústria de concreto ser a principal consumidora de recursos naturais como água, rochas e areia, o que a tornaria um setor crítico do ponto de vista ambiental. Isto porque o concreto de cimento Portland se consolidou como o material preferencial para as demandas de infra-estrutura do século XX.
Em uma outra abordagem, porém, o concreto também tornou-se, com o passar dos anos, um produto que incorporou beneficamente resíduos e subprodutos da própria industria da construção e mesmo de outros setores produtivos. Se por um lado o concreto é um material que consome grande quantidade de recursos naturais, por outro lado também tem contribuído, através desta reciclagem de resíduos nele incorporados, para o advento de uma visão voltada para a preservação ambiental.
Quando fala-se em preservação ambiental e produção mais limpa, o primeiro pensamento em busca de uma visão mais sustentável deve ser sempre a de
EVITAR a existência de resíduos ou então MINIMIZAR a geração dos mesmos.
Uma vez que depois destas duas primeiras premissas ainda existam resíduos com os quais as indústrias tenham que possuir cuidados de disposição, e da qual não exista possibilidade de reaproveitamento interno, a RECICLAGEM EXTERNA passa a se configurar como uma importante alternativa.
No caso da chamada Indústria da Construção, a consagração do processo de reciclagem dentro da própria indústria (como, por exemplo, na fabricação de aço), bem como a