teoria da administração
Quem foi F. Taylor? Frederick W. Taylor (20/03/1856 – 21/03/ 1915) – Nasceu na Filadélfia, viveu na Europa durante três anos e aos 18 anos começou a trabalhar como aprendiz na Hydraulic Works, fabricante de bombas a vapor. Depois da licenciatura em engenharia mecânica pela Stevens Institute of Technology, ascendeu a engenheiro-chefe da Midvale Steel Company, passando a diretor-geral da Manufacturing Investment Company. Em 1893 mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como consul- tor de engenharia. A Teoria da Administração Científica consiste em uma análise temporal das tarefas individuais que permitia melhorar o desempenho dos traba- lhadores. Depois de identificar os movimentos necessários para cumprir uma tarefa, Taylor determinava o tempo ótimo de realização de cada um deles, numa rotina quase mecânica.Apesar de os conceitos de Taylor serem, hoje, considerados fatores dignificantes do trabalho humano, a sua contribuição foi relevante porque encorajou os gestores a levarem em conta a natureza do trabalho e a melhor forma de gerir as pessoas e os recursos.
1.1. Taylor e a Administração Científica.
1.1.1. Observação e mensuração.
Observação e Mensuração
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência. Sua obra deve ser analisada, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.
1.1.2. Tempos e Movimentos.
O estudo de tempos e movimentos(Motion-time Study), preconizado por F. Taylor teve vários seguidores, entre eles o casal Gilbreth (1912) e mais tarde Maynard e Schwab (1948) que padronizaram os tempos das partes das tarefas.Segundo Taylor , um exército industrial significava baixa produtividade e lucros