desigualdade social
I. Plano de Aula: DESIGUALDADES SOCIAIS
Data: 28/04/2014
II. Dados de Identificação:
Escola: EMEF Profa Amélia Abujamra Maron
Professor: André Rodrigues dos Santos
Professor estagiário: ROBINSON NERES DE OLIVEIRA
Disciplina: História
Série: 9º ano (8ª série)
Turma: 02 (B)
Período: Manhã
Tempo estimado: 04 aulas
III. Tema:
AS DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES NO COTIDIANO E SUAS IMPLICAÇÕES
No Brasil existem desigualdades sociais imensas o que acarreta uma atenção especial à reflexão de suas conseqüências no cotidiano da sociedade, bem como a divisão implícita e explícita das classes sociais historicamente definidas, acarretando efeitos na distribuição de renda, no trabalho, no consumo, entre outros.
Sabe-se que são altos os índices de desigualdades sociais no Brasil, o que se configura até como uma contradição, uma vez que se trata de um país em desenvolvimento, fortemente agrário e agropecuário, destacando-se industrialmente, e com um PIB (Produto Interno Bruto) até satisfatório.
Diante disto, faz-se necessário conscientizar os alunos sobre a importância de analisar situações e fatos que originaram as classes e desigualdades sociais, sensibilizá-los para a não perpetuação destas causas, podendo ser agentes transformadores. E a Sociologia, já no 9º ano do Ensino Fundamental atrelada a outras disciplinas como História, enquanto ciência humana pensadora e reflexiva torna-se primordial para auxiliar na construção desse conhecimento, através das análises das ações sociais; podendo transformar a realidade social em que vivem, conscientemente, tornando-os cidadãos críticos e participativos de seu meio social.
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
• Conceituar o tema a ser trabalhado referente à classe social e desigualdade social, conscientizando os alunos sobre a diferenciação e desigualdade existentes no cotidiano da sociedade;
Objetivos específicos:
•