mármore
O Mármore é classificado como rocha metamórfica calcária e possui vários tipos, composições e propriedades. Sua utilização na arquitetura é anterior à civilização grega, no Brasil, após a independência , foram aplicados na decoração interna de edifícios, mármores polidos importados da Europa. Em 1908, iniciou-se a produção de mármores brasileiros em Minas Gerais, em que 1938, já atendia à 73% do consumo nacional.
1.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ROCHA É uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em Construção civil.
1.2 ROCHA MAGMÁTICA INTRUSIVA E EXTRUSIVA Também chamadas de ígneas, as rochas magmáticas extrusivas são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crosta ou próximo a ela. O resfriamento é rápido, o que faz com que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo, logo, possuem uma textura vidrosa (vítrea), ou seja, uma textura que não apresenta cristais (a olho nu) ou até mesmo uma textura hemicristalina, isto é, apresenta alguns cristais no seio de uma massa amorfa.
Já as rochas magmáticas intrusivas são rochas que se formam a partir do arrefecimento do magma no interior da crusta terrestre, em profundidade, sem qualquer contacto com a superfície terrestre. Este arrefecimento é muito lento o que permite a cristalização dos minerais deste tipo de rocha tornando estes cristais fáceis de observar à vista desarmada.
1.3 ROCHA SEDIMENTAR DETRÍTICA OU ELÁSTICA
As rochas sedimentares detríticas são constituídas sobretudo por sedimentos de origem detrítica, ou seja, sedimentos resultantes do processo de meteorização e erosão de rochas preexistentes. Podem ser formadas a partir de clastos soltos, sendo consideradas