Marketing
A sobrevivência em um mundo de grande competição tem se consolidado como o desafio dos países na atualidade. As inovações são de extrema importância no ambiente administrativo e no planejamento do futuro. Precisamos entender e analisar como as mudanças globais e dos outros países afetaram o Brasil e como nosso país pode ser competitivo o suficiente para manter o desenvolvimento de maneira sustentável.
Algumas atitudes imediatistas precisam ser deixadas de lado, como por exemplo, lutar apenas para aumentar o ritmo de crescimento através de diminuições momentaneas de impostos,exemplo:
IPI de automóveis e eletrodomésticos, as desonerações de impostos de folha de pagamento, são apenas uma remenda a reforma política e tributária necessária para o país possa ser novamente atrativo a investidores e empresários estrangeiros e empreendedores brasileiros.
Para aumentarmos a competitividade e enfrentar o crescimento da China e não sermos esmagados tanto no mercado interno como no exterior é necessário planejamento estratégico em alguns ambientes: econômico, social, tecnológico e político. É necessário, portanto, que ajustes sejam realizados com inteligência, buscando a capacidade para responder às constantes mudanças do mercado, proporcionando assim, maior desenvolvimento de nossas empresas nos mercados que atuam. No ambiente político estamos tomando decisões apenas de contenção quando devíamos estar planejando o posicionamento do país em relação a sua visão globalmente comercial.
No estudo de caso levantado (A China escolhe seu caminho) mostra claramente como o planejamento da China vem sendo consistente na última década, mantendo todos os aspectos da ferramenta eficientes e precisos.
Precisamos nesse momento refletir e tomar as decisões para nos próximos anos termos a capacidade de suportar as operações das empresas brasileiras tanto no mercado interno, como já identificamos em alguns segmentos (Calçados,