Marketing
O conjunto das políticas que permitem a concretização na prática da estratégia definida e a ligação entre a empresa e os mercados selecionados é designado por marketing-mix.
O marketing-mix, conhecido vulgarmente pelos 4 P’s do marketing (product, price, placement e promotion), constitui a ferramenta operacional do gestor de marketing, sendo através dela que se procuram atingir os mercados escolhidos com os produtos e serviços genericamente concebidos, de modo a atingir os objetivos pretendidos pela organização.
Produtos
Segundo António Coimbra, citado por Lindon et al. (2004, p. 203) “o produto é para muitos o principal elemento do marketing-mix tradicional e, sem uma política de produto adequada, o sucesso de qualquer empresa fica seriamente comprometido”.
A CCAM deve dar continuidade ao conjunto de ações realizadas, tendo como orientação as três seguintes linhas de orientação: * Reforçar a retenção e vinculação de Clientes; * Incrementar a captação nos segmentos de Clientes prioritários; * Aumentar a rendibilidade global.
Preços
A escolha de uma estratégia de preços implica o respeito por dois tipos de coerência: a coerência interna, ou seja, a determinação do preço em relação às condições de custo e de rentabilidade; e a coerência externa, isto é, a determinação do preço do produto tendo em conta a capacidade de compra do mercado e os preços dos produtos concorrentes. As decisões relativamente ao preço devem ser coerentes, não apenas em relação às decisões de posicionamento do produto, mas também em relação à estratégia de distribuição.
O preço é a expressão monetária do valor e, como tal, ocupa uma posição central no processo de troca concorrencial. Para o comprador, o preço que ele está disposto a pagar mede a intensidade da necessidade, a quantidade e a natureza das satisfações que espera; para o vendedor, o preço que está disposto a praticar mede o valor das componentes do produto, ao qual