Marketing
Logo, se relacionarmos as definições citadas acima com os princípios de Marketing até aqui registrados, temos como lógica uma determinada situação, digna de destaque em nossos estudos sobre o tema:
O DESEJO É A CRISTALIZAÇÃO DA NECESSIDADE
A troca é uma das quatro alternativas de que o homem dispõe para obter um produto.
Outras três são:
auto-produção, quando o homem executa a tarefa para conseguir o que deseja, sem interagir com ninguém. a coerção, quando consegue o bem sem oferecer nada em troca, graças a possuir algum fator que intimide o interlocutor, como a força por exemplo. e a súplica, quando pode aproximar-se de alguém e implorar algo.
COMPOSTO DE PRODUTO
01. Mercado de Bens de Consumo
A maioria dos produtos são identificados como possuidores de características físicas, como automóveis, geladeiras, calçados e sorvetes. Mas serviços, como o trabalho de um advogado ou o trabalho de um barbeiro, também são produtos. Ainda são produtos, locais como as praias turísticas do nordeste brasileiro ou o museu de arte de São Paulo. Há também organizações como a Santa Casa de Misericórdia ou o GAPA, Grupo de Apoio aos Pacientes de AIDS e, por fim, idéias, que também são compradas pelas pessoas e também se enquadram como produtos, como o programa de um partido político.
PRODUTO: É qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo - inclui objetos físicos, serviços, lugares, idéias e organizações.
A função de um produto é atender a satisfação do consumidor, proporcionando o benefício desejado.
O caráter do produto poderá ser encarado diferentemente pelo comprador e pelo vendedor. Torna-se, portanto, interessante distinguir três conceitos de um produto:
PRODUTO TANGÍVEL : é o objeto físico ou serviço que é oferecido ao mercado. É reconhecido pelas