Marketing
E O PLANO DE NEGÓCIOS
Resumo
A dinâmica das variáveis controláveis e incontroláveis que afetam as relações de troca entre as empresas com e sem fins lucrativos e seus respectivos mercados, sugere pela velocidade e constância de suas transformações, um monitoramento contínuo das ameaças e oportunidades daí resultantes.
O presente estudo propõe uma consolidação de conceitos extraídos dos campos de estudo da
Administração Estratégica e do Marketing, que poderão contribuir para o aperfeiçoamento das propostas de Plano de Negócios, reforçando seus vínculos com seus respectivos mercados, arena final do embate que premiará os vencedores com sua conquista e fidelização.
Conceitos compreendidos no Marketing Estratégico
A origem do termo estratégia remonta ao grego, “strategía”, aplicada ao planejamento e execução de operações militares, com vista a alcançar determinados objetivos. Na administração, de forma idêntica, a palavra é empregada para definir um curso de ação que possibilite às organizações atingirem seus objetivos de acordo com o dicionário AURÉLIO, 2ª edição (1986),. Cabe, entretanto, ressaltar uma controvérsia quanto à etimologia da palavra. Alguns autoresidentificam a origem grega da palavra com o significado de cargo do comandante de uma armada, ou a dignidade de um posto equivalente a ministro da guerra na antiga Atenas, de conformidade com o dicionário HOUAISS,
1ª edição, (2001).
TAVARES (2000), apresenta um conjunto de conceitos que incorporam o termo acima, e são aplicados na gestão estratégica das organizações:
· Planejamento Estratégico_ técnica administrativa que objetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.
· Administração Estratégica_ processo contínuo e iterativo que visa capacitar a organização de forma a permitir que as tomadas de decisões