Marketing
A palavra Marketing tem muitas definições na literatura da area e até tentativas de tradução: Mercadologia (Richers, 1986) ou Mercância (Gracioso, 1971).
Mas, antes de tentar adotar uma única e exclusiva compreensão da área específica, é interessante verificar como têm evoluído suas definições:
1960 – AMA (American Marketing Association) => “Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador”.
1965 - Ohio State University => “Marketing é o processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços”.
1969 – Kotler e Sidney Levy => Sugerem que o conceito de Marketing deveria abranger também instituições não lucrativas.
1969 – William Lazer => Sugere que o marketing deveria levar em conta as mudanças verificadas nas relações sociais.
1969 – David Luck => Em artigo no Journal of Marketing diz que o marketing deveria limitar-se as atividades que resultam em transações mercadológicas.
1969 – Kotler e Sidney Levy => Acusam David Luck de sofrer de miopia e afirmam: “A cruz do marketing liga-se a uma idéia de troca antes da tese da transação de mercado. (Mesmo na economia a base de troca todos se utilizavam empiricamente das técnicas de marketing para negociar seus bens.)
1969 – Kotler e Gerald Zaltman => Criam a expressão Marketing Social e o definem como: “A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”.
1974 – Robert Bartis => “Se o marketing é para ser olhado como abrangendo as atividades econômicas e não econômicas. Talvez o