Conceito, evolução histórica e a importância da estatística para o administrador
Conceito da Estatística
A estatística é o ramo da matemática que tem por objetivo obter, organizar e analisar dados estatísticos, a fim de descrever e explicá-los, tem por objetivo, ainda, produzir a informação a partir dos dados disponíveis, que são os chamados dados estatísticos.
A estatística é uma ciência, pois possui métodos e objeto próprios, é regida por suas próprias leis e fórmulas, constitui-se um ramo autônomo e independente. Tal ciência se dedica precipuamente com a coleta, análise e interpretação de dados estatísticos. Preocupa-se com os métodos de recolhimento, organização, resumo, apresentação e interpretação dos desses dados, assim como em tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações, que em caso, são as situações empresariais.
A estatística tem várias vertentes, pois ela pode trabalhar de diversas formas, pode servir para descrever os dados coletados e apresentá-los gráficos ou relatórios, para que possam ser testados e ter seus resultados apresentados. Ela pode se restringir a uma área específica, a fim de melhor avaliar seu objeto e obter resultados melhores, tais como a estatística comercial, a estatística econômica, a estatística social, dentre outras.
Enfim, a estatística é instrumento muito útil para todos, especialmente para uma empresa, pois, a empresa trabalha utilizando informação, dados, entretanto, tais dados devem ser confiáveis, seguros e verdadeiros, e esta confiança, segurança e veracidade é fornecida pela estatística, que por utilizar métodos matemáticos trabalha com uma margem de erro bem pequena.
Evolução histórica da Estatística
A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos.
Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era