Marketing
Relação entre Marketing e Logística
Discentes:
Lúcia de Fátima Rebouças de Souza
Natália Aparecida Rodrigues De Melo
Thiago Fernando Queiroz
Docente: Silene Patrício
Mossoró/RN
2015
Marketing
Conceito
“É o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações.”
(American Marketing Association – AMA)
Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido de abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação.
Considerando que sempre haverá a necessidade de se vender algo, podemos determinar o objetivo como minimizador do esforço da venda. A partir do momento em que se entendem e se conhecem bem as necessidades e características do cliente, o produto se vende por si próprio, convergindo pra um cliente que quer compra-lo, faltando apenas criar os meios que facilitem o acesso do cliente ao produto, o que podemos chamar de acessibilidade.
A estratégia tem um direcionamento para o cliente. Não sendo possível oferecer tudo o que o cliente quer, identificam-se suas necessidades, tentando lhe proporcionar um pacote que atenda boa parte delas e que ainda tenha condições de gerar lucros para o fabricante. Outro aspecto importante dessa orientação é criar relacionamento duradouro: com a satisfação do cliente, a busca é obter a sua lealdade para haver pouca variação dos volumes produzidos e movimentados, descartando-se ociosidade da estrutura quando não há venda de produtos e o excesso de produtos com relação à capacidade da estrutura, o que gera custos extras, gastos de recursos e, consequentemente, a redução dos lucros.
Existe uma relação entre valor, satisfação e fidelidade: cliente satisfeito traz benefícios para a empresa, tende a comprar daquelas que lhe oferecem o maior