Relatório de Visita técnica
INFRAESTRUTURA-DE-REDES
Relatório de visita técnica
Wendell F. Santos
Rafael Mascarenhas
Belo Horizonte
2013
Entrada_de_Facilidades
Distribuí telefonia a todo o campus_2 CEFET-MG.
Os dados partem do CCC e são distribuídos, inclusive ao DGO, e do DGO partem para a entrada de facilidades.
Da Operadora, chegam os troncos que passam pelo Distribuidor Geral de Telecom (DGT), onde os 2 quadrantes da parte superior recebem sinais de fora, e os outros 2 quadrantes distribuem o sinal internamente. A seguir os troncos se dirigem ao PABX onde serão separados em ramais.
Os ramais são todos protegidos por um centelhador a gás, de conector do tipo cookie. Tal precaução deve evitar danos à central causados pela elevação da Tensão.
Há também um entroncamento de celular. São 4 dispositivos de operadoras diferente. Os mesmos estão ligados à central. Ao ser efetuada uma chamada, a operadora do número solicitado é analisada, então o caminho mais barato é escolhido.
Rack 1 - 12U - Fechado, sem rodízio e sem exaustor
Conteúdo do rack1:
2 Patch-panels UTP 24 portas
1 patch panel para telefonia(cabo coaxial)
1 organizador de cabo
1 switch 48 portas
Rack 2 (Bracket)- Aberto, 12U
Conteúdo do rack 2:
4 blocos de encaixe para centelhador
Análise do ambiente: O lugar é uma afronta a grande parte das recomendações dos projetos de infra-estrutura. Equipamentos estão dispostos de maneira não recomendável na sala o que pode render problemas caso algum problema venha a acontecer.
Sala_de_Telecom
Atende aos laboratórios do DGO, e possuí meios para monitorá-los.
Dados vindos do CCC chegam e são distribuídos. Há uma organização interessante, como divisão de cores de modo que os cabos vermelhos são cabos de hierarquia dos switches, azuis são para dados, amarelos são cabos conectados aos