Marketing
É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam a metas individuais e organizações.
Os elementos básicos na essência do marketing são as necessidades, desejos, ofertas, trocas, transações, transferências, satisfação, valor, mercado e demanda.
O Ambiente de Marketing é formado pela união de uma força externa (macroambiente) e interna (microambiente).
Macroambiente: é formado por forças que a empresa não pode controlar. É preciso analisar, avaliar e entender o histórico e evolução dessas forças além das possíveis tendências de evolução futura.
Microambiente: as empresas precisam atrair clientes e retê-los por meio da construção de um relacionamento estruturado, baseado na entrega de valor e satisfação. Para isso é necessário administrar diversas variações no seu microambiente, que é formado por forças que a empresa pode controlar. São eles: Clientes, Fornecedores, Intermediários e a empresa.
Os segmentos de mercado podem ser identificados de diversas maneiras: Preferência Homogênea, Preferência Difusa, Preferências Conglomeradas.
Marketing de Nicho é um grupo definido mais estritamente que procurar por um mix de benefícios distintos.
Segmentação de mercados consumidores: alguns pesquisadores tentam formar segmentos observando as características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.
Para que o processo de segmentação de um mercado seja justificável, o segmento identificado deve ter algumas características, a saber: ser acessível, ser diferençável, ser mensurável, ser substancial, ser acionável.
Por meio do marketing de relacionamento é possível conquistar a preferência do consumidor, conscientizando-o de que ele também