marketing
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO
GESTÃO DE PESSOAS
AULA 05 – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Depois de todo o processo de recrutamento e seleção, o candidato devidamente admitido pela organização passa por um novo processo de adaptação e aprendizado, conhecido como treinamento e desenvolvimento do profissional.
O ex-candidato e agora funcionário da empresa tem como meta inicial absorver os conhecimentos de suas responsabilidades, adquirindo com o tempo e os ensinamentos dos mais experientes, as competências necessárias para desempenhar sua função com máxima efetividade.
Conceito de treinamento
Segundo Jean Pierre Marras, autor do livro “Administração de Recursos
Humanos: do Operacional ao Estratégico”, a palavra treinamento, neste caso, significa
“um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho”.
Portanto, é possível afirmar que treinamento é desenvolver as habilidades potenciais, melhorar e aperfeiçoar o desempenho voltado à produtividade, as relações interpessoais e os resultados obtidos. O treinamento tem como finalidade ensinar e/ou atualizar conhecimentos e competências de profissionais, para que a organização tenha qualidade humana para competir no mercado, cada vez mais exigente.
As 4 Etapas fundamentais do treinamento
As consequências de um treinamento aplicado de forma adequada são: os profissionais de conhecimentos mais aguçados e com maior perícia para desempenho de suas funções individuais e coletivas, a fim de alcançar os objetivos previstos pelo planejamento da organização em menor espaço de tempo.
Para que uma empresa possa empregar de forma efetiva um treinamento de desenvolvimento dos seus funcionários, ela deve seguir etapas fundamentais do treinamento, aplicadas não só para os novos empregados, mas como ação necessária a todo o