Marketing
Gerenciamento das relações de Fornecimento e serviços
Nos últimos 25 anos do século XX, a percepção do que ocorre nas transações entre as organizações e seus fornecedores, de materiais, componentes, serviços, informações e utilitários, mudou profundamente. Quando em 1997 foi publicado uma revisão de 75 anos sobre o pensamento administrativo, o tema central da produção como era chamada em 1922 tinha se tornado “ agregar valor” na era moderna, e o tema que apareceu com destaque em meados da década de 1990 foi administração da cadeia de fornecimento. Essa expressão agora já tem mais de 20 anos e provavelmente chegou ao seu limite de utilidade como metáfora: hoje é reconhecido que os estrategistas de fornecimento devem adotar os conceitos de redes de fornecedores ( outra metáfora). Ainda é apropriado, no entanto, começar explorando a administração da cadeia de fornecedores e explicando o motivo pelo qual preferimos nos concentrar na administração de fornecedores. Particularmente, devemos nos concentrar nas implicações para os estrategistas de operações.
Fornecimento estratégico e operações focalizadas
A administração de fornecedores tem um papel significativo no desempenho das operações focalizadas. Todas as organizações precisam ter foco até certo ponto , uma vez que não possuem recursos ilimitados e não podem, portanto, fornecer uma gama ou um volume ilimitado de produtos ou serviços em todo o mundo. Entretanto, o foco é muito mais específico do que isso pode ter uma importância profunda para a empresa. A organização pode focalizar de várias maneiras diferentes, incluindo:
Escolher os grupos de clientes e os segmentos de mercado aos quais atende.
Escolher os grupos de clientes e os segmentos de mercado aos quais atende.
-Adotar determinados tipo de processo de fabricação, sendo que a escolha do processo determina a extensão do que a empresa pode ou não fazer.
Focalizar a fábrica em áreas alocadas diferentes mas