marketing
ANDRE
JULIA
MARCIA
MATEUS
SIBELY
PLANO DE MARKETING
Empresa Fictícia S.A.
CRICIÚMA
2014
INTRODUÇÃO
Embora um plano de marketing seja um importante recurso para entender o mercado e dessa forma, atender as necessidades e desejos dos consumidores, muitas empresas ainda não usam mão dessa ferramenta. O presente trabalho busca analisar o plano de marketing da Empresa Fictícia S.A., uma empresa com sede em São Paulo que oferece soluções em tecnologia, primando pela qualidade e valor agregado dos produtos e serviços.
O trabalho se propõe a verificar se o plano de marketing da referida empresa contém informações sobre os principais concorrentes, mercado alvo, as forças e vulnerabilidades da Fictícia S.A., bem como se os objetivos e posicionamento da empresa estão de acordo com o esperado. Através desse trabalho pretendemos verificar também se a estratégia de divulgação dos produtos e os custos benefícios do plano são suficientes para atingir as metas da empresa.
1) Os objetivos são claros, específicos e mensuráveis, contendo as principais metas para reconquistar cerca de 150 clientes potenciais que hoje se encontram inativos devido a uma decisão na troca de segmento da empresa. Antes era privado, passando para o mercado público, o que tornou a empresa vulnerável e dependente.
Seu foco será clientes com prioridades em soluções integradas de TI, já que seu diferencial como empresa é o desenvolvimento de sistemas customizados de alta qualidade, agregando valor ao produto (mais por mais). Seus objetivos são desafiadores, porém as metas estabelecidas a curto prazo, são inatingíveis pela posição atual, pela competitividade da ocorrência e pelo mau posicionamento da empresa no mercado atualmente.
2) Não foi feito o levantamento dos setores em alta, estagnados ou em declínio. A empresa definiu seus objetivos e mercado alvo sem avaliar o cenário atual e suas potencialidades.
3) Não especifica os principais concorrentes. O plano apenas