marketing
Marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de progamas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade. serviços podem ser definidos como ações, esforços ou desempenhos. E Keller e Kotler (2006, p. 397) definem serviço como "qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto".
Investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. Toda a oferta de serviços devem sempre partir do exame da demanda e sua compatibilização com os recursos do profissional que vai prestar os mesmos. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços. Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente e pressupõe uma relação de contato direta entre empresa/consumidor.
Os produtos se classificam, de uma forma genérica; em bens tangíveis e bens intangíveis
.
BENS TANGÍVEIS: são os objetos físicos que podemos ver, tocar, estocar, manusear. Os bens tangíveis se subdividem em bens duráveis e não-duráveis.
Bens duráveis são caracterizados por terem uma vida útil mais longa, tais como uma geladeira, uma TV, um carro, ferramentas e vestuário.
Bens não-duráveis são caracterizados por serem normalmente consumidos ou usados uma um poucas vezes, como cerveja, refrigerante, sabão, remédios. BENS INTANGÍVEIS: são por definição os serviços em geral, pois apresentam características próprias, (que veremos mais adiante) uma