Marketing
A crise econômica mundial ocorreu devido ao desequilíbrio da maior economia do mundo, os Estados Unidos. Segundo Simão Davi Silber,professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP), o desequilíbrio na economia começou com o envolvimento dos EUA com a guerra do Iraque e Afeganistão,onde o pais gastou muito dinheiro.
Segundo o estudo feito pela revista escolaabril,a economia nos EUA já não era muito boa, pois o pais estava importando mais do que exportando.Em vez de conter os gastos,os americanos receberam ajuda de outros países como China e Inglaterra
Com o dinheiro injetado de outros países, os bancos passaram a emprestar mais, inclusive a clientes considerados de risco. Aproveitando das taxas baixas de juros, os consumidores passaram a fazer mais empréstimos e investirem principalmente em imóveis que se valorizava muito.
Chegou uma hora em que a taxa de juros começou a subir, diminuindo a procura pelos imóveis e derrubando os preços. Com isso, começou a inadimplência, as pessoas já não viam sentido em continuar pagando hipotecas exorbitantes quando as propriedades estavam valendo cada vez menos.
Para evitar um possível colapso no sistema financeiro, o governo resolveu colocar mais dinheiro nos bancos, consecutivamente aumentando seus gastos. Só que, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros. Frente à pressão política, a Casa Branca decidiu que não ia mais interferir, deixando o banco Lehman Brothers quebrar. Com o fechamento do quarto maior banco de credito dos EUA, chegou à crise econômica prejudicando vários outros países.
Com isso países ficaram endividados tendo que buscar apoio do Fundo Monetário Internacional, mas foram obrigados a cortar gastos públicos, e a única forma foi cortando os benefícios sociais, empregos, e aumentando arrecadação por meio de impostos.
Essa medida afetou todas as classes sociais, empresas