MARKETING
As metas indicam aquilo que a unidade de negócios deseja alcançar; a estratégia é um plano de ação para chegar lá. Para atingir suas metas, todos os negócios devem preparar estratégias, as quais consistem de marketing compatível com uma estrátegia de tecnologia e uma estrátegia de busca de recursos.
Estrátegias competitivas de Porter Michael Porter propôs três estrategias genéricas que fornecem um bom ponto de partida para o pensamento estrátegico: liderança total em custos, diferenciação e foco.
Liderança total em custos. A empresa se esforça para produzir e distribuir a custos menores, de modo que possa oferecer preços mais baixos que os dos concorrentes e conquistar uma grande participação de mercado. As empresas que seguem essa estrátegia não precisam de muita habilidade em marketing. O problema é que os outros concorrentes surgirão, com os custos menores, e prejudicarão aquela que fundamentou todo o seu futuro em baixos custos.
Diferenciação. A empresa se concentra em um desempenho superior em uma área importante de benefícios ao cliente, valorizada por grande parte do mercado. A mpresa que busca liderança em qualidade, por exemplo, deve utilizar os melhores componentes, montá-los com habilidade, inspecioná-los com cuidado e comunicar efetivamente sua qualidade.
Foco. A empresa se concentra em um ou mais segmentos estreitos de mercado, passa a conhecê-los intimamente e busca ou a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento-alvo.
ALIANÇAS ESTRÁTEGICAS
1. Alianças de produtos ou serviços. Uma empresa licencia outra para fabricar seu produto ou duas empresas comercializam conjuntamente protudos complementares ou um novo produto. O setor de cartões de crédito se caracterizam por uma combinação complexa de cartões disponibilizados em conjunto, por bancos como Bank of America, operadoras de cartão de crédito como a Visa e as empresas parceiras como Alaska Airlines.
2. Alianças promocionais. Uma empresa concorda em