Marketing
5. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING LOGÍSTICO
5.1. LOGÍSTICA
Na atualidade, devido a acirrada concorrência no mercado globalizado, as empresas necessitam ser altamente competitivas. Não se pode ignorar as expectativas dos clientes em relação aos produtos e serviços.
Já não é o suficiente oferecer produtos e serviços que possam ser copiados ou superados em um curto espaço de tempo, é preciso agregar valor aos mesmos.
A eficiência deve ser buscada nas pessoas e com certeza na cultura organizacional existente nas empresas.
As empresas se vêem diante do desafio de abastecer mercados em expansão e, no caso do Brasil, um país com dimensões continental; e, com uma malha de transportes nem sempre adequada. O ponto crucial é enxergar o potencial de um sistema logístico integrado utilizando-o como uma vantagem competitiva.
O ponto principal da empresa moderna e a base das atividades logísticas é o atendimento ao cliente.
Neste ponto destaca-se o Customer Relationship Management – CRM–
Gestão do Relacionamento com Clientes, que é a estratégia que possibilita às empresas focalizarem o cliente com o objetivo de captar e reter os mesmos.
“Por meio das ferramentas de CRM é possível promover a fidelização dos clientes e também ampliar o market share através de vendas casadas (cross selling) e vendas com melhorias (up selling).”
(Luis Carlos Moraes Rego, citado em TRONCHIN,1999, p.8)
117
O CRM também é capaz de identificar os clientes que estão proporcionando maior lucratividade na empresa, e para executar todas essas tarefas é extraído grande parte dos dados dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) –
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial – portanto, é fundamental que o sistema ERP também esteja bem estruturado para dar suporte a este conceito.
A amplitude das funcionalidades da logística é denominada de logística industrial, sendo que a mesma compreende os processos de planejamento, implementação e controle