Projeto Genoma Humano
Projeto Genoma Humano
Professora: Roberta Mira
Série: 3ª
Turma:2
Xanxerê Julho\2014
Elementos pré-textuais
Cor do cabelo, cor dos olhos, formato do nariz. São muitas as características que formam as pessoas. Mas, muitas das vezes, não sabemos de onde elas vem. Não sabemos como são formadas. Mas com os avanços científicos e tecnológicos, podemos saber e entender de onde surgem algumas de nossas características. E o Projeto Genoma Humano, vem sendo desenvolvido com o decorrer do tempo, e a cada dia vem desvendando coisas que apenas a ciência permite desvendar. “Os Avanços na tecnologia da biologia molecular têm sido tão rápidos que o número de testes genéticos disponíveis, tanto para características normais como patológicas, estão aumentando dia a dia. Enquanto questões éticas e ela relacionadas estão sendo debatidas no âmbito acadêmico , os laboratórios estão disputando a possibilidade de desenvolver e aplicar testes de DNA, pois do ponto de vista comercial os interesses são enormes.”
Projeto Genoma Humano
Muitos pesquisadores tentam desvendar os mistérios do DNA. Os avanços da área chegam muito rápido para a sociedade, para que todos fiquem sabendo de todas as modificações que são feitas nesse processo. Desde seu surgimento, o Projeto Genoma Humano, tem causado muitos conflitos, devido as patentes com os genes sequenciados.
No ano de 1990, surgiu o PGH. Em um trabalho público o coordenador e pesquisador Francis Collins já tinha em sua mente que isso causaria muitos conflitos perante a sociedade. Era um projeto de sequenciamento de DNA humano, que tinha a intenção e objetivo de identificar todos os genes os quais nos formam normalmente e patologicamente, e pesquisar a bactéria Escherichi coli entre outras. Ele foi coordenado por 13 anos pelo Departamento de Energia do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O projeto foi planejado para ser completado em 15 anos, mas