Projeto genoma humano
O que é genoma? O genoma (conjunto de genes de uma espécie) está contido na área da ciência denominada genética, que é responsável pelo estudo da reprodução, herança, variação e de aspectos relacionados à descendência.
Projeto genoma humano: Foi uma iniciativa do setor publico no período de 1995 a 2005, tendo como teorias que quanto maior a evolução de um organismo, mais genes vai apresentar, com isso observa-se que o ser humano é o ser vivo que tem mais genes presentes. E tendo também como teoria que a cada proteína existente no organismo corresponderia a um gene, já que existe cerca de 100mil proteína, logo se esperava 100 mil genes.
Objetivo principal: Porém, seu objetivo principal é construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano, com resolução cada vez mais apuradas, mas, para isto é necessário: dividir os cromossomos em fragmentos menores que possam ser propagados e caracterizados e depois ordenar os mesmos de forma a corresponderem a suas respectivas posições nos cromossomos, ou seja, fazer o mapeamento. Cuja meta foi sequenciar todos os cerca de 3 bilhões de nucleotídeos do DNA humano.
Resultados do PGH O número de genes é muito menor do que o esperado. (Cerca de 25.000). A complexidade do organismo não está relacionada ao número de genes que ela apresenta. A conclusão do PGH estava inicialmente prevista para 2005; porém, os primeiros dados – cerca de 90% do sequenciamento – chegaram ao conhecimento do público no primeiro semestre de 2000.
Paradoxo do número de genes.
Vantagens: As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e o hipertensão, o que será de grande benefício para a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza.
Desvantagens:
Mas por outro lado, existem desvantagens (éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam sua individualidade tornem-se