Infecção hospitalar
Toda infecção adquirida no ambiente hospitalar.
Desde os primórdios, as doenças infectocontagiosas estão presentes no dia a dia do ser humano.
A infecção hospitalar afeta instituição do mundo todo e hoje preocupam profissionais e administradores da saúde.
Sua presença acarreta tanto danos físicos, como aumento de gastos e de tempo de internação.
Infecção hospitalar
A infecção hospitalar é hoje uma das principais complicações com pacientes internados e gera aumento do risco de vida e dos custos de tratamento, assim como aumenta o dias de internação.
Atualmente a prevenção de infecção hospitalar é fator de importância no mundo todo, vistos os riscos inerentes e a mudança rápida do perfil dos microorganismos, principalmente no ambiente hospitalar.
A infecção acontece quando um microorganismo (vírus, bactérias, protozoários ou fungos) penetra no corpo do ser humano, e se multiplica (proliferação).
Qualquer pessoa que é obrigada a internar-se em ambiente hospitalar para tratamento médico esta sujeita a contrair uma infecção hospitalar, que esta diretamente relacionada ao tempo de internação e procedimento a ser realizado.
Em procedimentos cirúrgicos sempre existem mais riscos de contrair infecção do que em uma internação sem procedimento já que Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ou Centros Cirúrgicos são locais onde há muito mais chances de contrair infecção.
Como se transmite
A infecção é resultante da interação entre os microorganismos, depende da quantidade de microorganismos que atinge o individua, da capacidade deste em causar infecção, do seu modo de transmissão e da resistência imunológica do individuo, como ele respondera a essa infecção.
Os microrganismos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, especialmente pelas mãos, por isso, é fundamental a higiene das mãos. Há também outras maneiras de transmissão: por meio de água e alimento contaminado, das gotículas que saem da boca quando falamos, ou pelo ar,