marketing
Administração de produto
1. O que é produto
Geralmente, as pessoas não estão propensas a consumir aquilo que nem sequer sabem se existe ou o que é. Portanto, a primeira etapa do processo de compra é a consciência de que o produto existe e o que é.
Existe o caso de uma senhora que, apesar de residente numa grande metrópole, nunca estivera numa estação de metrô ou num shopping center e, assim, não conhecia ainda uma escada rolante.
Pois bem, essa senhora, quando assistia pela televisão a cenas com pessoas deslocando-se de um piso a outro pelas escadas rolantes, ficava a se perguntar: como é que esse pessoal da televisão faz para que o chão ande e as pessoas subam pelas paredes? Moral da história: sem saber quais as necessidades que as características e o funcionamento de um produto podem atender, jamais compreenderemos a sua finalidade e associá-lo à satisfação de uma idêntica necessidade nossa, quanto mais nos interessarmos pela sua compra.
Dessa forma, recebendo informação adequada e clara, o consumidor em potencial saberá que o produto existe e compreenderá quais são suas características básicas.
Mas o que é um produto?
Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
Os produtos comercializados incluem bens físicos, serviços, experiências, pessoas, lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações e idéias.
Todos esses tipos de produtos são oferecidos ao mercado para satisfazer a uma necessidade ou desejo do ser humano. Toda vez que uma pessoa passa por um estado de carência, sede por exemplo, sente uma necessidade que se manifesta por meio de diferentes tipos de desejos (água, refrigerante, cerveja etc.) e, para satisfazêlos, estará disposto a fazer um esforço, que tem custos financeiros, de tempo, físicos, sociais etc.
Vamos ver, então, o significado de cada tipo de produto que pode ser utilizado para satisfazer desejos e necessidades.
Bem físico: