marketing
De acordo com Elias (2006, p.14) o marketing de valor é um conceito que surgiu devido a este cenário de acirrada concorrência, fruto do fenômeno da globalização As organizações já aprenderam que devem reter clientes, e estarem sempre à frente da concorrência e extremamente atentas ao comportamento do seu público alvo para poder competir e liderar neste mercado cujas mudanças são constantes. Pela necessidade de se ter alto desempenho, a meta principal é a satisfação dos clientes e a conquista dos novos clientes, e oferecer um produto com valor agregado que supere os produtos da concorrência. Segundo Churchill & Peter (2000, p. 10), o marketing voltado para o valor é aquele cuja filosofia empresarial se concentra em desenvolver e entregar um valor superior aos clientes, sendo este o caminho adotado para se alcançar os objetivos da empresa.
De acordo com Kotler (2000, p.56), o valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. Sendo o valor total para o cliente um conjunto de benefícios que estes esperam de um determinado produto ou serviço. E o custo total para o cliente, é um conjunto de custos que os consumidores esperam para incorrer, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.
De acordo com Elias (2006, p.11), ao desenvolverem o marketing de valor, as empresas precisam ser reativas e proativas, ou seja, é imprescindível ficarem atentas ao
17
que ocorre no mercado e tomar decisões necessárias para anular ou fazer menos impactantes às ações da concorrência.
O marketing de valor também pode ser aplicado pelas empresas internamente. As empresas utilizam o endomarketing, ou seja, o marketing interno, para obter a vantagem competitiva. Uma empresa se forma e só produz por causa das pessoas que trabalham nela.
De acordo com Porter apud Demo (2010, p.2) a vantagem competitiva é resultado da capacidade da organização de realizar eficientemente o