filosofia
Disciplina: Filosofia
Acadêmico (a):
A ORIGEM DA FILOSOFIA
A palavra filosofia (do grego) é uma composição de duas palavras: philos e sophia . A primeira significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
O termo filósofo significava originariamente amante da sabedoria, tendo surgido com a famosa réplica de Pitágoras aos que o chamavam de sábio. Insistia Pitágoras em que sua sabedoria consistia unicamente em reconhecer sua ignorância, não devendo, portanto, ser chamado de sábio, mas apenas de amante da sabedoria. Nessa acepção, sabedoria não se restringia a qualquer dos domínios particulares do pensamento e, de modo similar, filosofia era usualmente entendida como incluindo o que hoje denominamos ciência. Esse uso sobrevive ainda hoje em expressões como "filosofia natural".
Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso da palavra, bem como a publicidade das leis etc.) que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.
De Aristóteles a Descartes, a Filosofia ganhou uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível e essa noção perdurou até o século XIX, quando as bases do que chamamos Razão sofreu duras críticas com o desenvolvimento da técnica e do sistema capitalista de produção.
Apesar disso, a filosofia atual ainda pode ser vista como uma disciplina que trata de questões gerais e abstratas que sejam relevantes para a fundamentação das demais ciências particulares ou demais