Marketing
O consumidor de moda infantil, geralmente é classificado pelas áreas comerciais, em quatro tipos de perfis, sendo esses:
1. Bebê: 0 a 18 meses
2. Todler: 01 a 03 anos
3. Infantil: 04 a 08 anos
4. Infanto-juvenil: 08 a 12anos
:
1. Bebê: O consumidor é a mãe (ou pai). Passa o conceito de proteção, delicadeza, cuidado e doçura. As cores utilizadas são em geral tons pastéis claros (rosa, azul, amarelo, verde e branco); cores primárias (vermelho, amarelo, azul, verde e pink), com estampas em padrões miúdos, formas simples, coloridas e principalmente localizadas. Os temas preferidos: náutico, zôo, floral, pois, listras.
2. Todler: O Todler é a transição entre o bebê e o infantil: são saias, vestidos, shorts e blusas (não há mais “macacãozinho”, “camisinha pagão”, etc.). O consumidor continua sendo a mãe e/ou pai. As cores acompanham o segmento bebê, mas com maior definição entre masculino (cores reativas – marinho, amarelo, vermelho, royal, verde) e feminino (tons pastéis – delicados), com temática se aproximando do infanto-juvenil (surf, skate) e personagens de desenho animado.
3. Infantil: O consumidor ainda é o pai e a mãe, mas com forte influência da criança. Utilizam-se todas as cores (pastéis, primárias e contrastantes), com temática de desenhos animados (românticos –, florais, ursinhos, patins para as meninas; e temas mais agressivos para os meninos –), também skate, surf, além dos personagens.
4. Infanto-Juvenil: A própria criança decide a compra, influenciada pelo relacionamento de grupo – identificação com determinada turma. O jeanswear tem grande força, funciona como uniforme e as cores e termas sofrem influência da “moda”.