marketing
Primeiramente o gestor precisa observar algumas regras informadas através do Programa de Proteção às Marcas (PPM) da FIFA. O PPM da FIFA tem como objetivo informar a todos o assunto Copa do Mundo. Seus derivados não podem ser utilizados por aqueles que não são patrocinadores oficiais do evento.
Um pequeno resumo do que empresas podem fazer e quais as restrições:
Pode
- As empresas localizadas nas Áreas de Restrição Comercial podem funcionar normalmente, sem qualquer prejuízo para a oferta dos seus produtos e serviços e ações promocionais sem associação com a Copa.
- Utilizar as estratégias de marketing relacionadas ao futebol e não especificamente a Copa do Mundo.
- Deixar o marketing abusar da criatividade para lucrar com o evento, sem infringir a lei.
Não pode
- Usar as marcas da FIFA e da Copa do Mundo FIFA 2014, sem prévia autorização;
- Distribuir ingressos para os jogos, se não for patrocinador;
- Produzir e vender produtos com as marcas da FIFA, sem prévia autorização;
- Realizar ações promocionais associadas à Copa, se não for patrocinador
Canal de distribuição
O gestor deve preocupar-se, principalmente, com as atividades de disponibilização de um portfólio de produtos e serviços atraentes ao mercado, com a definição, construção e manutenção de uma estrutura de canais eficiente e eficaz, capaz de proporcionar uma experiência de compra positiva, preocupando-se também com a gestão ampla da comunicação da marca e com a definição e gestão de políticas de relacionamento para retenção e fidelização de clientes.
Um gestor de Marketing, pode inserir-se neste cenário, aproveitando o clima de copa do mundo, que cria situacao de compras, pode criar produtos específicos, temáticos, valendo-se de sua própria marca ou ainda associando-se a alguma marca forte de mercado. Neste clima e