TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A ética é de grande importância para a manutenção da ordem social. Agindo de forma ética praticamos alguns valores importantes para um o convívio em sociedade harmônico. Em função disto este termo está inserido na sociedade há milhares de anos. Aristóteles que viveu de 384 a 322 a.C. contribuiu para definir o termo, de acordo com Souza (2009, p.6) “Aristóteles afirmou que a finalidade da ética é promover o bem-estar. Disse ainda que o estudo do bem tem natureza política e que mais importante que o bem-estar do indivíduo é o bem-estar da coletividade”.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da ética no caso da empresa Schincariol. O tema proposto mostra pessoas agindo em desacordo com as normas éticas no desempenho das atividades da empresa. Desta forma, cometendo atos ilegais e podendo sofrer punições.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
Para introduzir a ética no setor profissional, os conselhos de classe elaboram seu código de ética. Ele normatiza o desempenho das funções dos profissionais. Quando desrespeitados são aplicadas punições previstas em lei. Assim como várias classes de profissionais a classe contábil também possui seu código de ética.
No caso da empresa Schincariol é possível identificar que o comportamento do contador feriu alguns itens do capitulo II do código de ética que trata dos deveres e obrigações. Pois foi constatado pela Policia Federal a sonegação de impostos e práticas trabalhistas ilegais. Após a comprovação da participação do contador no esquema ilícito, o mesmo feriu as seguintes obrigações do código de ética:
I – Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda legislação vigente, em especial aos