Marketing
Custo fixo e Custo Variavel
Os custos variáveis distinguem-se dos fixos em função da dependência do volume de produção.
Isto é, os custos variáveis dependem da quantidade produzida enquanto que os custos fixos se mantêm inalterados independente do volume de produção.
Assim, e dependendo de quebras no consumo ou defeituosos, academicamente admitimos que:
a) Os Custos variáveis variam em proporcionalidade directa com o volume de produção. Assim, os custos variáveis totais são lineares e os unitários constantes;
b) Os Custos Fixos, para um certo volume de produção prevista, mantêm-se constantes independentemente de a capacidade instalada ser ou não totalmente aproveitada.
Estes conceitos aplicam-se num período de tempo ou ciclo produtivo relativamente curto pois, a longo prazo, com a variação da capacidade instalada, variação do custo de mão-de-obra, e de outros factores, todos os custos se tornam variáveis.
Custos totais e custos unitários
Custo total é o conjunto de custos (fixos, variáveis) a ser imputado a uma actividade ou conjunto de actividades, dadas as quantidades de factores de produção utilizados.
Obtém-se: KT = KV + KF
Custo unitário é o conjunto de custos (fixos, variáveis) a ser imputados a uma actividade por cada unidade de factor de produção utilizada ou de produto produzido.
Obtém-se: kT = kV + kF ou kt =
5. Qual é a finalidade da classificação de cargas? O conceito da desregulamentação dos transportes?
• Universalizar a identificação destes produtos;
• Facilitar o seu reconhecimento;
• Comunicar o perigo do conteúdo das embalagens para povos com idiomas diferentes
Desregulamentação:
Bowersox e Closs apontam para duas frentes de desregulamentação como as mais básicas: a financeira e a dos transportes.
A desregulamentação financeira surgiu com o abandono do padrão ouro para o lastro de moedas e a adoção(crescente) de taxas flutuantes de