Globalizaçao
A Globalização e A Imigração do Século XXI
Campinas, Novembro, 2012
Nome: Bruno Henrique Nº 06
Nome: Gean Michael Nº 11
Nome: Guilherme Henrique Nº 12
Nome: Leonardo Araújo Nº 17
Trabalho destinado à disciplina de geografia para a obtenção de nota referente ao 4º Bimestre/2012.
Índice
Introdução
O trabalho visa à nova globalização capitalista, proporcionando um mundo melhor com recursos como paz, pós-industriais para o engessamento do mercado mundial.
Visa também imigração do século xxI com A Organização das Nações Unidas pelo apoio da ONU.
Globalização do Século XXI
A nova globalização capitalista parecia fadada a implantar o mundo pós-industrial, da informação e da paz americana, particularmente após a União Soviética sucumbir a seus defeitos. A industrialização estaria com os dias contados. Quem não ingressasse no mercado mundial dos serviços estaria condenado a afundar sob o peso do atraso. E quem não obedecesse aos centros financeiros globais não teria créditos para realizar o comércio internacional. O mercado seria comandado pela potência unipolar e pelas corporações transnacionais.
No entanto, o que ocorreu estava mais de acordo com as previsões de Karl Marx do que com os delírios neoliberais. Marx previra que a natureza da reprodução ampliada do capitalismo o levaria a expandir-se por todo o planeta. Antes de esgotar seu papel histórico, de elevar as forças produtivas a um estágio capaz de atender às necessidades de toda a sociedade humana, embora negando à maioria o acesso à riqueza produzida, o capitalismo ainda encontraria condições de desenvolver-se, expandir-se e reproduzir-se.
O capitalismo encontrou na fragmentação, segmentação ou realocação de suas plantas industriais, na especulação financeira, na reutilização do trabalho escravo e no tráfico de drogas as principais condições para aumentar sua taxa média de lucro e expandir-se. Por outro lado, cada uma dessas condições trouxe