Marketing
CRIANÇAS
UBERLÂNDIA – MG
2012
TRABALHO FINAL DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
CRIANÇAS
Trabalho apresentado como requisito para obter nota parcial na disciplina de Pesquisa em Comunicação da faculdade ESAMC – Escola Superior de Marketing e Comunicação, turno matutino, sob a supervisão e orientação do Prof. Fernando Santos.
UBERLÂNDIA – MG
2012
1. POBREZA
O Brasil tem 60 milhões de crianças e adolescentes. Metade deles - 30 milhões - vive na pobreza.
Fonte: http://www.unicefkids.org.br
45,6% das crianças do Brasil vivem em famílias pobres. As crianças negras têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres.
Fonte: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities.html
As crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer, em comparação às ricas, e as negras, 50% a mais, em relação às brancas.
Fonte: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities.html
Comentário: A pobreza infantil é uma ameaça às fabricas/produtoras de brinquedos. Pois, como metade das crianças vivem em famílias pobres, a renda que a família tem é toda destinada à alimentação e higiene, não dando espaço para as crianças comprarem brinquedos, fazendo com que a industria perca muito mercado.
2. ESCOLARIDADE
A evasão escolar se mostra preocupante entre as crianças menores, de 4 e 5 anos, com 1,5 milhão de estudantes fora da pré-escola.
Fonte: Portal G.
Entre os brasileiros de 4 e 5 anos que não estão matriculados nos sistemas de ensino, a maior parte é negra - 56% do total. A renda também é um fator que influencia o acesso à educação. Enquanto 32% das crianças de famílias com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo estão fora da escola, apenas 6,9% daquelas oriundas de famílias com renda