Contabilidade
A metodologia da análise de balanço foi desenvolvida primeiramente tendo em vista as necessidades dos usuários externos, ou seja, pessoas ou empresa com algum interesse na empresa analisada, mostrando-se um instrumento extremamente útil para os fins a que se destina. Da mesma forma a mesma metodologia pode e deve ser utilizada pelos usuários internos, ou seja, os responsáveis pela gestão da empresa. Em termos práticos, a metodologia da analise de balanço aplicada pela própria empresa torna-se mais rica em utilizada, uma vez que as informações apresentam-se com maior grau de detalhamento e há um conhecimento mais objetivo, específico e direto das relações de causa e efeito das transações dos seus eventos econômicos.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Nos dias atuais muito se fala no papel que a informação possui sobre a realização de negócios entre as firmas. Há afirmações do tipo "a informação significa poder", o que significa que quanto mais informação de qualidade puder deter, de mais poderio estará dotada uma organização.
Numa primeira análise desse assunto, há que se dizer que o parágrafo anterior possui sim um alto grau de veracidade. Contudo, para efeitos deste trabalho, a preocupação recaí sobre a conjugação do ciclo de vida das entidades a partir das informações contidas nas demonstrações contábeis.
Cada fase do ciclo de vida organizacional possui uma série de características e variáveis; além disso, trata-se de um processo evolutivo no qual atingir a fase seguinte significa avanço, sucesso. Desta forma, se a empresa conseguir verificar em que fase se encontra, que características e variáveis lhe são peculiares e o que precisa para chegar à fase seguinte, ela estará dispondo de mais um instrumento que possa lhe dar segurança no processo de gestão empresarial.
O que se pretende, definitivamente, é conhecer o ciclo de vida da empresa a fim de que todas as decisões nela tomadas sejam consistentes e capazes de