Voleibol
Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Como o professor nos deu uma certa liberdade a cerca do tema, resolvi fazer um trabalho sobre o voleibol.
Irei falar um pouco sobre o voleibol, a sua origem e a evolução das regras do jogo.
O Voleibol
O voleibol é um desporto coletivo, jogado sobre um terreno de dezoito metros de comprimento por nove metros de largura, no escalão de iniciados, juvenis e juniores, e de treze metros de comprimento por seis metros e meio de largura nos infantis, dividido por m rede em duas áreas de jogo iguais e opondo duas equipas compostas por seis jogadores (em campo) no caso dos iniciados, juvenis e juniores e por quatro no escalão de infantis.
O objetivo do jogo é fazer cair a bola no campo adversário, enviando-a regulamentarmente por cima da rede e impedir, por outro lado, que ela toque o solo do seu próprio campo.
O jogo começa pelo serviço, efetuado pelo jogador que se encontra colocado na zona de serviço (posição 1), o qual bate a bola, com a mão ou qualquer parte do braço, depois de ter sido lançada ao ar ou largada da(s) mão(s), de forma a envia-la por cima da rede e pelo espaço de passagem, para o campo contrário.
O número de toques na bola está limitado a três por equipa, para além do toque do bloco. A luta pela posse de bola faz-se de uma forma indireta, pois a rede separa as duas equipas e nenhum jogador pode tocar nela ou nas varetas durante a sua ação de jogar a bola ou se esse facto interferir no jogo.
Origem do voleibol
O voleibol foi criado em 1895 por William Morgan, diretor de Educação Física no colégio Holioke, no estado de Massachussets, nos Estados Unidos da América, e ao qual chamou “Mintonette”.
Procurando encontrar um jogo que não fosse tão fatigante e competitivo como o basquetebol, ou que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação de espaço como o ténis, William Morgan, tentou criar uma atividade de caráter mais recreativo, que