Marketing
É um conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos, que atua direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos (Wada, 1990).
Um local de trabalho, seja um escritório, uma fábrica, um atelier, deve ser sadio e agradável. O homem precisa encontrar aí condições capazes de lhe proporcionar o máximo de proteção e, ao mesmo tempo, satisfação no trabalho.
Neste sentido, o ambiente de trabalho é composto de um conjunto de fatores, que podem ser agrupados em dois blocos, quais sejam, fatores físicos e fatores organizacionais do ambiente de trabalho. É importante salientar que, não há uma hierarquização de importância, pois um ambiente de trabalho é, na verdade, produto da contribuição desses diversos fatores.
Em geral há 3 tipos de medidas que podem ser aplicadas para reduzir ou eliminar os efeitos nocivos dos fatores ambientais:
• Na fonte – eliminar a emissão de poluentes;
• Na propagação entre a fonte e o receptor – isolar a fonte e/ou a pessoa;
• No nível individual – reduzir o tempo de exposição ou usar equipamento de proteção.
Ambiente térmico
Segundo Verdussen (1978), a temperatura é um ponto que deve merecer o maior cuidado, quando se busca criar adequadas condições ambientais de trabalho. Muitos trabalhos são realizados em condições desfavoráveis tendo a necessidade de cuidados especiais. Ex: há temperaturas que nos dão uma sensação de conforto, enquanto outras tornam-se desagradáveis e até prejudiciais à saúde.
Temperatura do corpo humano
• Trocas térmicas
O organismo humano, para a manutenção de sua estrutura, consome uma energia “mínima de repouso" que se traduz por uma "temperatura interna constante". A fim de manter sua temperatura interna constante o homem deve então comunicar-se com seu meio ambiente (Noulin, 1992).
• Conforto térmico
É um estado de espírito que reflete a satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa.