Marketing
Quando a empresa identificar seus principais concorrentes ela deve descobrir suas principais características. Em especial suas estratégias, objetivos, forças e fraquezas e seus padrões de reação.
- Estratégias:
Um conjunto de empresas que tenham o mesmo tipo de estratégia em um segmento de mercado é chamado de grupo estratégico. Quando uma empresa for entrar em um determinado ramo é necessário fazer um estudo para ver em qual grupo estratégico seu produto/ serviço se encaixa. Esta é maneira de colocar a frente de seus concorrentes.
A empresa deve sempre monitorar sua estratégia, pois concorrentes atentos mudam constantemente seu modo de agir no mercado. Deve se estar atento aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença para o cliente:
“É a alavanca da seta que não fica frouxa... a velocidade com que o vidro sobe e desce... o contato com o botão do ar- condicionado... essa é a próxima nuança da concorrência por cliente.”
- Objetivos:
Identificado os concorrentes e suas estratégias deve se estudar o objetivo pelo qual eles estão no mercado. Cada concorrente possui um conjunto de objetivos, seja ela lucratividade atual, aumento de participação de mercado, fluxo de caixa, liderança tecnológica, e liderança em atendimento. Examinar como cada concorrente trata como principais objetivos da organização ajuda a empresa a prever suas reações.
Muitos fatores podem ser levados em consideração ao formar a linha de principais objetivos de um concorrente. Como porte, histórico, administração atual e situação financeira.
- Forças e fraquezas dos concorrentes
A empresa precisa coletar informações sobre as forças e fraquezas de cada concorrente. Conforme a empresa de consultoria Arthur D. Litle, uma empresa ocupará uma das seis posições competitivas no mercado alvo:
Dominante: monitora o comportamento de outros concorrentes e possui um amplo leque de opções estratégicas.
Forte: pode tomar atitude sem prejudicar sua posição no longo