Marketing
Marketing, em termos simples, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Além disso, marketing significa mais que vender. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. Tem como objetivo assegurar a obtenção do maior benefício possível. As técnicas mais modernas no marketing se encontram nos mais modernos conhecimentos sobre a prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
Segundo Drucker (1991), “marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”.Daí então pode se entender que a organização é um organismo vivo com valores e propósitos específicos. Um sistema único, composto por diversos subsistemas, cada um com suas devidas responsabilidades.
Para Philip Kotler (1997), “marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam aos objetivos de pessoas e organizaçãoes.” O mercado ainda oferece guarida a empresas com foco na produção. A demanda reprimida no país de serviços de infra-estrutura básica a bens de consumo ditos supérfluos - aliada às margens de lucro ainda altas, permite que a competição com base na redução de preços e na abrangência de distribuição seja adequada a muitas indústrias.
Philip Kotler (1997) defende que o departamento de Marketing deve ser um setor parceiro do planejamento estratégico, um elemento propulsor do crescimento da empresa. Ele relata que ainda hoje muitos desses setores se preocupam apenas com a publicidade e em elaborar comerciais, enquanto o objetivo deve atingir todos os 4Ps do Marketing (produto, preço, promoção e praça). "O marketing é