marketing
Estudo de caso sobre a implantação do Sistema ERP no Instituto Federal de Minas Gerais IFMG
Introdução
O foco central deste trabalho é analisar a aplicação das diferentes categorias de sistemas de informação na gestão pública e no terceiro setor, analisando o caso de implantação do ERP no Instituto Federal de Minas Gerais, que foi o primeiro do Brasil em âmbito Federal de educação, a profissionalizar a gestão do ensino através de uma ferramenta profissional de software e serviços.
.
Referencial teórico: Sistemas ERP podem ser definidos como um software de gestão integrada, cuja principal finalidade é auxiliar nas tomadas de decisão. Para isto, é necessário que os processos de negócios sejam uniformes de forma a se poder compartilhar dados em tempo real. Ao lado do constante desenvolvimento do hardware e da utilização de robustos bancos de dados relacionais, Albertão (2001) descreve que a aplicação de linguagens de programação orientada a objeto viabilizou o aparecimento do ERP, que é a generalização de um conjunto de processos executados por um software multimodular, que inclui módulos para uma grande maioria das atividades da empresa. Conforme Hypólito e Pamplona, (...) os sistemas de gestão integrada, denominados Enterprise Resource Planning – ERP têm atualmente recebido grande atenção de empresas no mercado brasileiro. [...] e têm como objetivo integrar os processos empresariais. São comercial e didaticamente divididos em módulos, que quando integrados incorporam tais processos. (HYPOLITO; PAMPLONA, 2009, p. 02).
Conforme Lopes et al. (1999, p.52) afirmam:
(...) que o princípio do sistema é simples, porém sua implantação é difícil. Por se tratar de um produto flexível, o cliente faz a adequação do sistema para as suas necessidades e assim a implantação pode durar vários anos.
O Conecta IFMG, só