nada
Neste trabalho abordaremos a civilização romana levando em consideração a sua Arquitetura e Pintura, na qual deixou uma vasta herança cultural para a humanidade. Dotada de uma grande capacidade de expressão e certa influência grega e etrusca, os romanos adquiriram domínio no mundo das Belas-Artes. Ainda hoje os vestígios encontrados em toda a Europa impressionam por sua beleza arquitetônica e sua durabilidade. Tomaremos como exemplo as cidades de Pompéia e Herculano, as quais foram soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio, no ano de 79 d.C que permaneceram desaparecidas até o século XVIII, quando começaram as primeiras escavações em busca da memória cultural romana.
2.ARQUITETURA
Um dos marcos da arquitetura romana veio da arte etrusca, por meio do uso do arco e da abóbada nas construções. Essas estruturas foram fundamentais para diminuir o uso das colunas gregas, como também para equilibrar o peso do teto e ampliar o vão entre uma coluna e outra, assim a tensão central se concentrava de forma equilibrada entre as colunas. Já no fim do século I d.C, os elementos tomados dos gregos e etruscos depressa receberam inconfundível cunho romano - como na construção de templos, estradas, termas, casas, aquedutos, fóruns, teatros e anfiteatros, arenas e circos. Desenvolvendo os seguintes tipos de Arquitetura: Religiosa, Civil, Funerária e Militar.
2.1 Arquitetura Religiosa:
Era baseada através dos templos (retangulares, circulares e poligonais) e altares. Diferentemente dos templos grego e etrusco, o templo romano adaptou-se a extenção da colunata do pórtico ao redor de todo o templo, como também um elevado podium, o profundo pórtico e largas cellas que delimitavam um espaço único sem divisões - devido à necessidade de se ter santuários com interiores espaçosos para abrigar a imagem da divindade e também para a exposição de troféus conquistados nas batalhas. Temos como exemplos os templos: O Templo da Fortuna Virilis, O